Pular para o conteúdo principal

Vereador Marcos Borges propõe debate sobre a leitura da bíblia nas reuniões da câmara de vereadores de Balneário Camboriú


O regimento interno da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú prevê que nas reuniões ordinárias, após a conferência dos vereadores presentes, seja lido um trecho da Bíblia. Você concorda com essa prática?

O Brasil, segundo dados do IBGE de 2013, é o maior país católico do mundo, com aproximadamente 127 milhões de fiéis, o que representa 65% de toda população e 12% dos católicos de todo o mundo. A Constituição Federal de 1988, garante aos cidadãos vários direitos e garantias fundamentais, no seu artigo 5º, diz que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias.

Porém, a constituição também trata da organização do Estado, da política e da administração, o artigo 19 diz que é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público.

Os municípios, também de acordo com a Constituição, tem autonomia política, administrativa e financeira para legislar sobre assuntos de interesse local, a Câmara de Vereadores tem funções legislativas, julgadoras, fiscalizadoras, administrativas e de assessoramento, além de outras permitidas em lei e reguladas pelo seu Regimento Interno. Em Balneário Camboriú a leitura da Bíblia foi instituída pelos vereadores no Regimento Interno no ano de 2015, no início de cada reunião ordinária da casa, após a conferência dos vereadores presentes, um vereador é convidado para ler um trecho da Bíblia, momento em que os todos levantam e escutam atentamente ao colega proferir o trecho escolhido do livro.

O assunto gera polêmica e já foi discutido em muitos municípios, estados e até mesmo no senado e no supremo tribunal federal, não havendo um consenso. O conceito de Estado Laico defende que um país ou nação tenha uma posição neutra no campo religioso, não privilegiando uma ou outra religião, e como vimos no artigo 5º da Constituição, garantindo a liberdade de crença religiosa, seja ela Budista, Cristã, Hindu, Islâmica, Judaica, ou até mesmo a negação religiosa.

Então nos cabem os questionamentos: Por que os Vereadores de Balneário Camboriú lem um trecho da Bíblia antes do início das reuniões? E por que essa prática é instituída no Regimento da Câmara? Deixe sua opinião a respeito do assunto, você é contra ou favorável a leitura da Bíblia na Câmara de Vereadores?

Texto informado pela assessoria.

(Esta postagem faz parte da atividade intitulada "Vereador por um dia" no qual acadêmicos simulam o processo de proposição, discussão e votação de propostas legislativas. Para mais informações clique aqui).

Comentários

  1. Acredito q se o espaço fosse disponibilizado pra comunidade fazer cultos preces de todas as religioes em horário nao compativeis com as atividades dos vereadores seria melhor! Claro! Devemos sempre honrar e prestar adoração a Deus! Mas tbm acredito q os nobres vereadores fariam uma honra maior a Deus se atendessem as demandas da comunidade! Se dispor a fazer aquilo que estão lah pra fazer, pois assim demonstrariam amor ao próximo e consequentemente a Deus com as suas obras!

    ResponderExcluir
  2. A separação do estado e da igreja ainda depende de muito tempo somos um país laico portanto não cabe leitura da Bíblia ou mesmo imagens que lembre uma ou outra crença religiosa.
    Importante que os religiosos tenham está compreensão e até ajude a deixar cada coisa em seu lugar.

    ResponderExcluir
  3. Excelente ponto Sr. Vereador! Creio que a leitura da Bíblia não seja adequada.

    ResponderExcluir
  4. Acredito que é em respeito a democracia que se lê um trecho da bíblia, pois a maioria da população é cristã, e um governo democrático é um governo da maioria (heheh). Mas, acredito que não há necessidade de tal ato no inicio de cada reunião, então apoio o projeto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que devemos nos basear por aquilo que diz a Constituição Federal. Nela fica claro em seu artigo Art. 5o - Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, [...], - desta forma, a leitura da Bíblia, estaria infringindo o texto no que se refere a igualdade, pois, como colocado na defesa desta proposta, "a maioria dos brasileiros é católico", não todos, mas a maioria.
      Na minha opinião, estes pequenos atos, tem grandes significados ideológicos, como por exemplo o fato de a democracia representativa, regime brasileiro na modernidade, se posicionando com real abandono as ideias democráticas, pois estão nas mão de representantes que de fato não mais se preocupam com a coisa pública, mas sim em atender a representação de seus interesses, caindo por terra a defesa de equidade, igualdade e mais importante, defender um Estado que não faça distinção entre os seus cidadãos e onde os Direitos Humanos sejam amplamente respeitados.

      Excluir
  5. Excelente proposta, precisamos nos voltar para Deus para que possamos ter uma sociedade melhor, precisamos de princípios morais e cristãos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Mecenato: Alternativa de Financiamento à Classe Artística (Vereador Douglas Henrique)

            No texto publicado anteriormente, o Vereador Douglas Henrique fez apontamentos acerca do impacto sofrido pelos profissionais que atuam com produção cultural, artística e de eventos tanto no Brasil, de um modo geral e, especificamente, em Balneário Camboriú. Destacou também a Lei Federal Aldir Blanc (Nº 14.017/20) e a Lei Municipal de Fomento e Incentivo à Cultura - LIC (Nº 3.750/14), por meio das quais foi possível contribuir para a continuidade das atividades da classe artística. Outra importante Lei nesse contexto é a do Sistema Municipal de Cultura de Balneário Camboriú (Nº 3.796/2015), que encontra-se vigente, na qual estão contempladas enquanto mecanismos de financiamento público da cultura, o subsídio financeiro através do Fundo Municipal de Cultura - FMC, bem como o INCENTIVO FISCAL , “por meio de renúncia fiscal do IPTU e do  ISSQN, conforme lei específica” (BALNEÁRIO CAMBORIÚ, 2015, Art. 48, Parágrafo único, inciso III), de modo que as Pessoas Jurídicas de direito

Estratégias de expansão de atendimento dos Restaurantes (Vereador Rafael Alves)

Em meio a Pandemia do novo corona vírus, as novas formas que a sociedade e seus governantes tiveram que aprender, afim de lidar e mitigar a contaminação, diversas áreas e setores da economia foram afetadas diretamente com as mudanças de comportamento, e atuação de determinados serviços. Órgãos do primeiro setor foram afetadas com a diminuição da arrecadação de tributos, empresas do terceiro setor foram afetadas com a diminuição das receitas sejam elas pela diminuição da capacidade de atendimento e prestação de determinado serviço, ou até mesmo na diminuição da procura pelo mesmo. Na cidade de Balneário Camboriú bem como em praticamente todo o país um dos poucos setores da economia que se saiu bem no ano de 2020 foi o da construção civil, tanto na geração de empregos bem como na geração e venda de bens imóveis. Muito disso puxado por uma falta de perspectiva de melhora dos outros setores o que fez com que muitos investidores buscassem investimentos de maior garantia. Já o setor de servi

Programa “Turista Amigo” desenvolvido pela vereadora Maria Eduarda Baldi pretende incentivar a participação dos moradores no turismo de Bal. Camboriú e incentivar o setor

  Imagem 1: Revista Diário da Cidade - “Balneário Camboriú está entre os destinos do Sul do Brasil mais desejados pelos turistas do mundo O art. 140 da Lei Orgânica de Balneário Camboriú explicita “O Município considerará o turismo como fator imprescindível ao seu progresso e desenvolvimento social e econômico, razão porque fica obrigado a promovê-lo e incentivá-lo.” Desta forma, cabe a nossa Câmara de Vereadores e a Prefeitura da nossa querida cidade buscar projetos, programas, leis e ações para promover o principal setor econômico do município: o turismo.   Bares, restaurantes, lojas, atrações turísticas, baladas... muitas empresas de diferentes ramos se beneficiam do turismo da cidade, principalmente nas altas temporadas de verão, onde a praia e a vida noturna chamam a atenção de milhares de pessoas do país e também de fora. Isso pode ser analisado através das pesquisas anuais da Fecomércio SC, que indica sempre o aumento dos lucros na temporada de verão se comparado aos meses comun